quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vereador deve ganhar igual a trabalhador!

Uma das coisas que tem indignado a galera nos últimos dias é o aumento do salário dos vereadores. Faz dois dias que circula pelos jornais e via-internet a notícia do reajuste e a gurizada tá ligada. O salário subiu de r$ 10,350 para r$ 10,863, reajuste de 5,11%, de acordo com a inflação. Foi “tímido” frente ao último de 75%, mas tinha gente que queria coisa maior, com 14° salário ainda. Além disso, aumentou o salário do prefeito, vice e secretários, o famoso efeito cascata!

Protesto contra o aumento dos parlamentares em 2011
Muitos me perguntam o que acho sobre isso, e eu respondo: “não concordo, vereador deve ganhar igual a trabalhador!”. Os mais céticos acham que é promessa eleitoral, mas é parte da tradição da nossa organização. Valério Arcary, militante histórico do PSTU, uma vez contou a história de um parlamentar que foi eleito pela nossa corrente no estado de São Paulo na década de 80. Logo depois da eleição, ele foi encontrar o vereador no aeroporto (ou na rodoviária, não lembro exatamente) e o cara chegou na maior onda, com sapato e terninho novo. Perguntando para o mesmo o que significava aquilo ele respondeu que era fruto do seu novo cargo e salário. Não demorou muito e ele foi expulso da antiga Convergência Socialista! Já tivemos um vereador em Porto Alegre, o companheiro Alvarenga, sempre presença nas greves e lutas da época (89 e início da década de 90). Os vereadores da Frente Política PSTU, se eleitos, ganharão um salário de trabalhador comum, abdicarão do restante. 

Faixada da Câmara: Longe de ser um local democrático
A política hoje é tomada por gente que só quer se favorecer e isso gera uma  grande indignação/decepção e recusa das pessoas a tomarem esse lugar que é delas por direito. A desigualdade social que não muda governo após governo gera revolta, como podemos ver com as justas greves que estão varrendo o país, em defesa do salário e do emprego. Mas às vezes aparecem e ganhar força sentimentos difusos, como a raiva com relação a partidos e tudo mais. É foda, mas quem ganha com isso é a própria burguesia, por isso, uma de nossas tarefas nas eleições é fortalecer a construção de uma alternativa, mostrar que ainda é possível construir uma saída pela esquerda (bem à esquerda diga-se de passagem) e que vá muito além das eleições, passando centralmente pela luta e a ação coletiva direta!


Sou contra o aumento dos vereadores e acredito que parlamentar, independente do cargo, deve ganhar igual a trabalhador, assim como deve ter seu mandato revogado quando não cumprir suas promessas de campanha. Sou contra qualquer tipo de privilégio para parlamentar e junto com o Erico defendo a extinção dos CCs, assim como a criação de Conselhos Populares, onde a população possa eleger diretamente seus representantes. Além disso, devemos ter medidas radicais contra a corrupção, como a prisão e expropriação de corruptos e corruptores. Enfim, são algumas ideias, seguimos em luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário