segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dia do RAP é todo dia: Uma singela homenagem ao RAP Nacional!


Por Maurício Fortes, estudante do Julinho (Porto Alegre).

Hoje é um dia muito especial para o Hip Hop. Um dos seus elementos, o Rap Nacional está de aniversário.
Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2009, nos permite dizer que o dia de hoje (06/08), de uma maneira formal, possa ser comemorado como o dia o dia RAP.

Não tem como falar em Rap Nacional sem antes lembrar de como ele surgiu ou veio parar aqui no Brasil. Trazido na década de 1970 por um morador da periferia de São Paulo chamado de Nelson Rodrigues (o Nelsão), que resistindo às fortes repressões policiais e dos comerciantes - jogavam óleo no chão para que os adeptos do movimento Hip Hop não pudessem se reunir para dançar breack e cantar rap -, chegou até dormir na calçada junto com moradores de rua para descobrir quem sujava o local dos encontros dos manos.
Primeiro disco de RAP lançado no Brasil
Com suas letras fortes e com batidas marcantes, o Rap Nacional tem o objetivo de denúnciar todo o preconceito - racial ou social - que os moradores da periferia sofrem cotidianamente. Usamos esse dia para TAMBÉM comemorar a resistência do Hip Hop. Mas achamos que TODOS os dias são dias para celebrar o nosso "mais que daóra Hip Hop"; assim como um 13 de maio, um 20 de novembro, todos os dias são dias de conversas sobre o movimento; explicações, lutas e por fim, vitórias.

Para quem vive na periferia, para quem é negro, para quem é pobre, todo dia é uma batalha! E pra nós, batalha é sinônimo de VITÓRIA.
Parabéns Rap Nacional! Parabéns Periferia! Parabéns comunidade negra! Parabéns comunidade HIP HOP! 

"Levante tua bandeira, olhe pra frente e vença. Viva o movimento Hip Hop!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário