quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Depoimento de um jovem trabalhador da periferia


Segundo o Matheus, ele pensou esse texto quando estava no bus, voltando para a casa quase meia-noite. É um relato simples, mas retrata o dia-a-dia da juventude da periferia e mais do que isso, aponta uma alternativa. 
Fico muito feliz em postar esse texto aqui no blog. No último período passei por muitos perrengues com esse cara ae, agora é a hora de construir uma alternativa para a juventude que luta e sonha! Valeu Matheus!

Meu nome é Matheus, tenho 23 anos, sou morador da periferia de Porto Alegre(Tamanca - Lomba do Pinheiro), trabalho como caixa operador de uma grande rede de farmácias (inclusive nos domingos e feriados). São 7h e 20min trabalhadas diariamente, contando com mais 1h de intervalo, que se passa no ambiente de serviço, são 8h e 20min dentro do ambiente de serviço. Essa semana comecei um curso pré-vestibular, ou seja, esforço mais do que dobrado, a dedicação que é dada ao serviço diariamente vai se dividir com o esforço dos estudos para passar no vestibular. O único tempo "livre" que existia agora dá espaço aos livros, cadernos e matérias que tem que ser estudadas.

Essa é  atualmente a minha vida, mas se encaixa perfeitamente  na vida de vários jovens da nossa cidade, que trabalham, estudam e muitas vezes já são pais de família. Muitos deles não se permitem nem ao menos mais sonhar, não trabalham para dar aquela banda no final de semana ou para comprar a roupa da moda, mas sim para sustentar suas famílias e nada além disso.


Olhando para isso todos os dias; tendo que se deslocar ao centro da cidade em um ônibus lotado com passagem cara; acordando muito cedo e não tendo nenhuma resposta prática na realidade cotidiana; fica muito fácil não acreditar em promessas que surgem em época de eleição, dos mesmos rostos de sempre, que dizem que fazem, fizeram, ou irão fazer, quando na realidade sabemos que isso não acontece.

Sabendo disso e que em poucos dias estaremos passando por mais um processo de eleições municipais no país inteiro, gostaria de me dirigir a juventude da nossa cidade que tem uma vida parecida em todo país: a juventude que estuda, trabalha, mora longe, ganha pouco e que até mesmo diz que não gosta de política. Esse ano um candidato que representa a juventude, que surgiu no movimento estudantil lutando por pautas históricas dos estudantes e do movimento negro; um candidato que se constrói na rua ao lado da juventude, exigindo dos governos cumprimento das leis e indo contra todos os tipos de ataques ao ensino público e a juventude.
 
Eu, Matheus Fagundes, voto Matheus Gordo 16160, para aqueles que acreditam que sim a juventude tem direito a sonhar e a um futuro diferente. Eu, Matheus Fagundes, sou trabalhador, morador da periferia, filho de pais da classe da trabalhadora e digo que Matheus Gordo me representa, me representa por sempre ter estado ao lado daqueles que sentem e sofrem explorações e discriminações todos os dias. Votar em Matheus Gordo representa muito mais do que um voto em um candidato, representa o fortalecimento de um projeto político voltado único e exclusivamente aos trabalhadores e a juventude. Um voto em Matheus Gordo significa acreditar que temos sim que nos envolver, discutir e falar sobre política, afinal o nosso voto tem que ser dado em quem conhece e sabe que os nossos problemas não surgem só de 4 em 4 anos e que eles não serão resolvidos com passe de mágica, mas sim com atitude pra mudar o  mundo.

Juventude de Porto Alegre nessas eleições você tem opção, vote Matheus Gordo 16160!





Nenhum comentário:

Postar um comentário