terça-feira, 18 de setembro de 2012

Drogas: para além da hipocrisia, propor a descriminalização e a legalização!

CONVIDO VOCÊS A CURTIREM O MEU 4° PROGRAMA NO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO, FALANDO SOBRE A QUESTÃO DAS DROGAS!




Todos sabem que um dos negócios mais lucrativos do mundo é o tráfico de drogas. Sabe-se também, que a realidade que sustenta essa lucratividade é baseada na exploração do trabalho ilegal de muitos jovens da periferia, que enxergam no tráfico uma possibilidade (ainda que arriscada) de ascensão social e status em suas comunidades.Muitos podem achar que a culpa dessa triste realidade está nos próprios usuários de drogas ilícitas, que ao comprarem com o tráfico, o sustentam. Mas é preciso entender que o uso de drogas faz parte de toda a história da humanidade e que a proibição do uso é a verdadeira causa da existência do tráfico. Outras drogas, como o álcool e a nicotina, por exemplo, são amplamente usadas em nossa sociedade sem causar os danos sociais que vemos no tráfico, por terem seus usos permitidos.

Há alguns anos, uma importante luta vem sendo travada em todo o país pela legalização da maconha. A juventude é o pólo mais mobilizado dessa luta, que também acontece aqui em Porto Alegre, tendo grande expressão na Marcha da Maconha, por exemplo. Essa luta, coloca na pauta dos movimentos sociais pontos importantíssimos que vão para além da questão legalização da droga, como, por exemplo, a ineficiência do sistema público de saúde brasileiro no atendimento dependentes químicos.

Aqui, enxergamos com facilidade o abismo social de nosso país: enquanto os trabalhadores e seus filhos tem dificuldade de acesso ao tratamento da dependência química, uma minoria da população tem condições de pagar as caras clínicas de recuperação. Enquanto os jovens gerentes das bocas, os vapores e os aviõezinhos do tráfico tem sua vida interrompida pela prisão e pelas balas da polícia, os verdadeiros traficantes possuem terras, mansões e aviões.

Como diria o Planet Hemp, temos que diferenciar “banqueiros de bancários; mega-traficantes, de meros funcionários”. Nós da Juventude do PSTU colocamos nas ruas a nossa candidatura de Juventude, através da candidatura de Matheus Gordo 16.160, sem vergonha de gritar, que pra a juventude pobre, negra, da periferia de Porto Alegre se libertar das mazelas do tráfico é preciso legalizar as drogas! Legalize Já! 

Propomos as seguintes medidas:

Fim da guerra às drogas e da criminalização da pobreza!

Descriminalização das drogas: usuário não é traficante! 

Legalização da Maconha, com liberação do plantio individual!

Legalização de todas as drogas já!

Estatização da produção e distribuição de todas as substâncias psicoativas!

Construção de um fundo social para investir em saúde, educação preventiva e emprego, para combater a desigualdade social!

O uso terapêutico e recreativo deve ser um direito de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário