quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A luta estudantil é internacional! Nossa candidatura faz parte desse projeto!

Por Pedro Silveira


     

    Nossa campanha em Porto Alegre, está fortemente ligada na luta por uma Educação Pública e de Qualidade. Matheus Gordo esteve ombro a ombro com os estudantes secundaristas na luta contra o governo Yeda, principal carrasco da educação estadual e de seu sucessor que apesar de em campanha para governador ter se apresentado enquanto oposição a Yeda, tem seguido a mesma linha de ataque a educação. O Governo Tarso com sua Reforma do Ensino Médio, ataca o futuro de todos os estudantes secundaristas, assim como ao não cumprir a lei do piso do Magistério precariza a educação. Gordo foi um dos principais organizadores da resistência a Reforma do Ensino Médio, no final de 2011, e participou ativamente das greves e protestos organizados pelo CPERS. Além disso, na recente greve das universidades Gordo participou das mobilizações, do Comando de Mobilização da UFRGS e desde o ano passado é linha de frente na campanha pelos 10% do PIB para a educação pública.


Protestos no Chile

     Quando defendemos em nossa campanha uma Educação Pública e de Qualidade estamos dizendo que estamos juntos aos estudantes do mundo inteiro que lutam para ter uma educação digna. No último período, vimos grandes manifestações em defesa da educação no Canadá, na Espanha, EUA e em Portugal.

     Desde o final de Agosto temos acompanhado no noticiário internacional a heróica luta dos estudantes chilenos por melhores condições estruturais e humanas em suas escolas. Assim como sua luta contra o rankiamento das escolas, que gera uma competição e não resolve o problema da educação chilena. Diariamente milhares de estudantes saem as ruas, ocupam escolas e são duramente reprimidos pela polícia. São muitas as denúncias de abuso sexual das estudantes menores de idades ao serem revistadas e detidas pela polícia chilena.



Charge de Latuff - Denunciando abusosda Polícia Chilena

     A candidatura de Matheus Gordo repudia os abusos da polícia chilena, assim como declara seu total apoio a luta por uma Educação Pública e de qualidade em todo o mundo. Não há como pensar nossa campanha descolada do cenário internacional, afinal, nossa candidatura é parte da Liga Internacional dos Trabalhadores, a LIT-QI, partido mundial que o PSTU constrói. Os planos de ataque a educação são parecidos em todo o mundo,  por isso, uma vitória no Chile ou no Brasil, fortalece a juventude. Afinal, somos muitos jovens, mas essencialmente fazemos parte de uma só luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário